Nos dias de hoje, profissionais precisam lidar com sobrecarga mental e excesso de informação, então é essencial transmitir a mensagem de uma forma que chame a atenção do outro
Dicas de oratória – Você já “travou” em uma apresentação importante de trabalho? Ou então precisou “vender” um projeto para o seu chefe e ficou com sensação de que não conseguiu transmitir a ideia que queria? A comunicação é uma das “soft skills” (habilidades socioemocionais) mais requisitadas atualmente pelo mercado de trabalho.
“Em toda profissão, falar bem é um diferencial, porque não basta você ser muito bom, você precisa aparentar ser bom”, explica Jacqueline Sobral, professora de oratória da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Nos dias de hoje, os profissionais precisam lidar com sobrecarga mental e excesso de informação, então é essencial transmitir a mensagem de uma forma que chame a atenção do outro.
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Com o avanço da Inteligência Artificial (IA), uma boa comunicação é um diferencial, lembra Giovanni Begossi, advogado e bicampeão do Campeonato Nacional de Oratória. “A IA não consegue ser efetiva na habilidade de inspirar, de liderar, de emocionar, porque pessoas se conectam com pessoas”, explica.
Uma boa comunicação possui três pilares, conhecidos com os três Cs: confiança, clareza e convencimento.
– Confiança
É preciso enfrentar e perder o medo, a ansiedade, a timidez, o medo de julgamento, e realmente conseguir falar com segurança. Perder a vergonha é o primeiro passo. E isso vem com a prática.
Vale aproveitar toda oportunidade de treinar oratória, seja fazendo uma pergunta em um congresso ou evento, ou se voluntariando para uma leitura em voz alta.
– Clareza
Significa falar com boa dicção, sem vícios de linguagem, sem ser prolixo e utilizando um vocabulário simples.
É importante evitar falar de forma muito complicada, com termos técnicos que podem ser desconhecidos pelas pessoas que te ouvem. A meta a ser perseguida é reduzir a sua mensagem na forma mais básica possível.
– Convencimento
Envolve um dos conceitos importantes da oratória: a persuasão. Em linhas gerais, é a sua capacidade de criar vínculos com a pessoa que está ouvindo.
Esta técnica é a que convence as pessoas a fazerem o que você quer que elas façam, comprar um produto, investir na sua ideia, te dar um aumento etc.
Outras dicas:
- Estude o tema sobre o qual vai falar, no caso de uma apresentação, por exemplo, ensaie com antecedência e teste os slides
- Evite escrever o discurso ou um texto literal do que você pretende falar, pois isso pode te confundir caso você esqueça uma parte, tornando mais difícil retomar a linha de raciocínio
- Resuma sua ideia central, identificando a ideia-chave que você quer defender naquela situação
- Saiba ouvir o outro, você só vai ser capaz de falar bem se tiver uma escuta atenta, por isso é importante buscar sinais de interesse no seu interlocutor
- Atente-se à postura corporal, o conteúdo é fundamental, mas o jeito que você o transmite também é importante; gesticular, por exemplo, ajuda a enfatizar o que está sendo dito
- No trabalho remoto, o cuidado deve ser redobrado, com foco no enquadramento da sua câmera em uma chamada, na sua postura na cadeira, evitando olhar para baixo enquanto fala
- Fale de forma entusiasmada, um truque importante para reter a atenção das pessoas, alguns especialistas classificam a empolgação como a parte mais importante da fala
Sindplay disponibiliza cursos sobre oratória
O Sindplay – streaming de formação e capacitação para profissionais de TI – já possui quase 100 cursos disponíveis aos seus mais de 15 mil alunos. A ferramenta disponibiliza uma trilha dedicada à oratória e comunicação para auxiliar profissionais a falar melhor em público e aprimorar sua linguagem corporal. (Conheça o Sindplay clicando aqui)
Sócios e contribuintes dos sindicatos integrados à Fenati (Sindpd-SP, Sinttec-MG, Sintipar-PR e Sitepd-PR) têm bolsa integral de acesso a todos os treinamentos da ferramenta, apelidada pela mídia especializada de “Netflix de TI”.
(Com informações de Folha de S. Paulo)
(Foto: Reprodução)