Venda da Algar TI Consultoria não impactará funcionários, que manterão seus empregos e os seus direitos trabalhistas, garante empresa

Aquisição da Algar pela Positivo – A Positivo Tecnologia assinou, nesta segunda-feira (18), um contrato para a aquisição de 100% da Algar TI Consultoria, braço de serviços gerenciados de TI da Algar Tech, por RS 235 milhões. A negociação ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para ser validada.

A Federação Interestadual dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Feittinf) está acompanhando de perto o processo de aquisição da Algar TI Consultoria pelo grupo Positivo e vem a público esclarecer alguns pontos, no que diz respeito aos trabalhadores da empresa.

A Feittinf recebeu garantias de que a referida aquisição não impactará os funcionários da Algar, que terão preservados os seus empregos e todos os seus direitos trabalhistas. Qualquer processo de demissão de massa foi prontamente descartado pela direção da Algar.

Além disso, as bases da negociação entre a Feittinf e o Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) e a Algar, realizada nesta segunda, a respeito de descontos indevidos no Vale-Refeição dos funcionários, serão mantidas.

Na ocasião, a Algar reconheceu a improcedência do desconto de 14% e chegou a um acordo para evitar a judicialização do tema. Pela Convenção Coletiva de 2023, a diferença entre o que é pago e o que deveria ser pago por ano era de cerca de R$884,40. Os valores descontados em janeiro serão reembolsados em abril para todos os trabalhadores.

Para o retroativo dos últimos anos, a empresa irá apresentar uma proposta de compensação das perdas dos trabalhadores, conforme os cálculos do Sindpd-SP.

A Feittinf e seus sindicatos filiados – como o Sinttec – estão acompanhando de perto todo o processo de aquisição e solicita aos trabalhadores que comuniquem toda e qualquer mudança que possa prejudicar os direitos conquistados.