Cidade mineira alcança novo patamar em inovação urbana e reúne mais de 500 empresas de tecnologia em seu ecossistema
Uberlândia – No próximo dia 31 de agosto, Uberlândia completa 137 anos de emancipação política consolidando sua posição como um dos polos de inovação mais relevantes do país. O município tem se tornado referência em tecnologia e empreendedorismo, atraindo investimentos e fortalecendo o ecossistema local.
Levantamento do Uberhub, comunidade de startups e inovação da cidade, aponta que empresas de base tecnológica de Uberlândia movimentaram mais de R$ 5 bilhões em vendas nos últimos cinco anos. Atualmente, o município reúne cerca de 500 negócios voltados ao setor, sendo 266 deles startups — número que coloca Minas Gerais como o segundo estado com maior concentração dessas iniciativas no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Startups.
LEIA: Efeito ChatGPT resgata provas orais e avaliações presenciais no ensino
Em 2025, o protagonismo de Uberlândia nesse cenário foi reconhecido oficialmente. A cidade avançou do nível 4 para o nível 5 no programa “Cidades do Futuro”, iniciativa do Governo de Minas Gerais em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O resultado a posiciona como a maior cidade a integrar o projeto e a primeira do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba a atingir esse patamar em maturidade de políticas públicas para cidades inteligentes.
Além disso, a cidade terá o primeiro data center de Inteligência Artificial de Minas Gerais, com investimento inicial previsto de R$ 6 bilhões da RT-One.
O projeto promete impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico da cidade, com a geração estimada de dois mil empregos permanentes nos três primeiros anos de funcionamento, além de centenas de vagas temporárias durante a fase de construção.
O empreendimento será instalado em um parque tecnológico com cerca de 245 mil metros quadrados de área construída. A infraestrutura adotará o modelo modular e contará, inicialmente, com 100 megawatts (MW) de energia contratada, podendo chegar a 400 MW – número que o coloca entre os maiores centros de dados da América Latina.
Um aniversário especial
As comemorações pelo aniversário da cidade também ganham espaço na TV Integração com o projeto “Viva Uberlândia”, que exibe motivos que fazem do município um lugar de oportunidades e qualidade de vida. A iniciativa reúne conteúdos em rádio, TV, redes sociais e até uma série de videocasts com quatro episódios sobre empreendedorismo, arquitetura e história, tecnologia, inovação e educação.
A proposta é valorizar as conquistas locais e dar visibilidade a personalidades que fazem parte da história de Uberlândia. A série terá participações de convidados especiais e ainda contará com programação na Rádio Cultura FM e conteúdos exclusivos nos perfis @negociosintegracao, @oquefazeruberlandia e @culturafm951.
Mais do que uma celebração, o aniversário de 137 anos reforça o orgulho em viver em uma cidade que alia tradição e modernidade, mantendo-se como referência em inovação e desenvolvimento.
(Com informações de G1)
(Foto: Reprodução/Freepik/Lovephoto)