A iniciativa é da Feittinf, que trabalha em um processo de integração entre sindicatos de TI de diversos estados do país

Os sócios e contribuintes do Sindicato dos Trabalhadores de Tecnologia da Informação de Uberlândia (Sinttec) agora têm um novo aliado para avançarem em suas carreiras. Trata-se do Sindplay, um streaming de formação e capacitação para profissionais de TI. (Conheça o Sindplay clicando aqui)

A iniciativa é da Federação Interestadual dos Trabalhadores de TI (Feittinf), que trabalha em um processo de integração entre sindicatos de TI de diversos estados do país. Com a parceria, associados e contribuintes do Sinttec agora têm bolsa integral de acesso à plataforma.

O Sindplay – apelidado pela mídia especializada como “Netflix de TI” – é um projeto de capacitação profissional que irá treinar profissionais de tecnologia através de uma plataforma online, possibilitando a formação de profissionais desde seus primeiros passos no mercado de trabalho até especializações de alto nível.

A ferramenta possui cursos na área de segurança da informação, desenvolvimento de softwares, desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, inteligência artificial, gestão de projetos de TI, blockchain e tecnologias de moedas digitais, entre outras áreas.

Criado em parceria com a Academia Forense Digital (AFD), o streaming de TI oferece aos alunos material de apoio, emissão de certificado com carga horária e conteúdo programático. O Sindplay já possui mais de 60 cursos disponíveis aos alunos, com valor de mercado de quase R$ 70 mil.

Pesquisas do setor, publicadas em 2020, indicam que existem mais de 1.5 milhões de profissionais no setor macro de TI, sendo que há uma demanda crescente média de 159 mil profissionais por ano, enquanto antes eram formados apenas 53 mil novos profissionais.

Formação de qualidade

Diante deste desafio que os profissionais enfrentam, bem como o claro déficit de mercado na formação de novos profissionais de TI, o Sindplay foi desenvolvido, possibilitando apoiar o desenvolvimento do Brasil como mercado emergente no setor de tecnologia.

“Todos os trabalhadores de TI filiados e contribuintes do Sinttec Uberlândia terão acesso à plataforma de forma gratuita para se qualificar. Em SP, todas as nossas métricas estão positivas. Queremos levar para outros estados para contribuir com o setor e com o acesso dos profissionais à formação de qualidade”, avalia Emerson Morresi, presidente da Feittinf.

Estão previstos também cursos voltados para a transição energética, as transformações do modelo ESG, diversidade no setor e os objetivos para o desenvolvimento sustentável, os chamados ODSs.

“Com a chegada da Feittinf, estamos vivendo um novo momento, uma nova realidade, tanto nas conquistas e benefícios, quando no fortalecimento do Sinttec. Contribuindo assim para o crescimento profissional da categoria em Uberlândia, melhorando a qualidade de vida e a capacidade de conhecimento dos trabalhadores representados por nós”, diz Leandro Camargos, presidente do Sinttec.

Sucesso desde o lançamento

No evento de lançamento do Sindplay, realizado em agosto de 2023, em São Paulo, representantes de mais de 100 empresas de tecnologia marcaram presença e demonstraram otimismo com a iniciativa.

A possibilidade de capacitar o profissional que já faz parte do quadro de funcionários da empresa é um fator que pode gerar economia nas contas da companhia que busca trabalhadores com maior qualificação, lembra Marcelo Torres, dono de uma empresa que presta consultoria de RH para grandes empresas do mercado brasileiro.

“Cada empresa tem sua cultura, cada empresa tem as suas necessidades, e o Sindpd percebeu e entendeu esse movimento. A plataforma pode fazer com que as empresas se aproveitem desse momento para capacitar os seus empregados sem precisar ‘pegar’ no mercado, porque o mercado custa caro”, pontua.

(Foto: Reprodução)