Entre os que ainda não utilizam a tecnologia, 38,3% disseram não saber como aplicá-la em seus negócios e 36,2% não veem necessidade de uso da ferramenta
IA nos negócios – Uma pesquisa conduzida pela SumUp revelou que 75% dos micro e pequenos empreendedores brasileiros ainda não utilizam ferramentas de Inteligência Artificial (IA) em seus negócios. O levantamento buscou entender o grau de familiaridade desses empreendedores com a tecnologia, suas percepções, níveis de adoção e os desafios enfrentados na implementação de soluções baseadas em IA.
Entre o grupo minoritário que já faz uso da tecnologia, três em cada quatro afirmaram empregar ferramentas de IA em ações de marketing e gestão de redes sociais. O segundo campo mais explorado é o atendimento ao cliente, mencionado por 43,7% dos participantes.
LEIA: OpenAI terá data center na Argentina com investimento de US$ 25 bilhões
Quando questionados sobre como enxergam a IA, 45,3% dos entrevistados disseram vê-la como uma oportunidade para o crescimento de pequenos negócios. Metade dos participantes afirmou não ter opinião formada, enquanto apenas 4,7% consideram a tecnologia uma ameaça.
Entre os benefícios percebidos pelos que já utilizam a IA, 68,7% destacam o aumento da produtividade, 18,8% mencionam decisões mais assertivas, e 12,5% citam a melhoria na experiência do cliente.
Desafios e barreiras à implementação
A falta de conhecimento técnico foi apontada como o principal obstáculo por 31,2% dos empreendedores que tentaram adotar soluções de IA. Segundo o estudo, 48,4% dos entrevistados afirmam ter apenas noções básicas sobre o tema — sabem o que é, mas não utilizam na prática.
Outros 25% não possuem qualquer familiaridade, 20,3% têm conhecimento intermediário, e apenas 6,3% se consideram avançados. Entre aqueles que ainda não utilizam a tecnologia, 38,3% disseram não saber como aplicá-la em seus negócios, enquanto 36,2% afirmaram não enxergar necessidade de uso.
Ao serem questionados sobre o futuro, apenas 8,5% dos empreendedores afirmaram que pretendem adotar IA nos próximos 12 meses. Já 53,2% disseram considerar essa possibilidade, e 38,3% declararam não ter planos de implementação.
Entre as formas de apoio mais desejadas para facilitar o uso da tecnologia, 27,7% apontaram a oferta de cursos e treinamentos gratuitos ou de baixo custo, enquanto 17% destacaram o papel de vídeos educativos em redes sociais.
“Os dados da pesquisa reforçam que a Inteligência Artificial, embora vista como uma oportunidade, ainda é um território pouco explorado pelos micro e pequenos empreendedores devido à falta de conhecimento sobre o tema. A capacitação em IA será fundamental para que esses negócios possam colher os benefícios trazidos por essa tecnologia, como uma maior produtividade e competitividade, por exemplo”, comenta Mariana Lazaro, CFO da SumUp para Américas.
(Com informações de TI INSIDE)
(Foto: Reprodução/Freepik/wavebreakmedia_micro)