Ferramenta não pode ser removida totalmente, mas há como ocultar o botão e reduzir sua presença no aplicativo
Meta AI – A ferramenta de inteligência artificial integrada ao WhatsApp, conhecida como Meta AI, vem gerando debates entre os usuários do aplicativo. Embora ofereça respostas rápidas e auxílio em diversas tarefas, muitos preferem não utilizar a ferramenta, seja por falta de interesse, preocupação com segurança ou simplesmente pela preferência por uma versão mais simples do mensageiro.
Apesar disso, o recurso não pode ser completamente removido em alguns países, como a Argentina. Ainda assim, há como reduzir sua presença na lista de conversas. O uso do Meta AI também levanta dúvidas sobre privacidade. No entanto, a Meta garante que as conversas são seguras, confidenciais e não são compartilhadas com terceiros.
LEIA: Parceria com DeepSeek leva IA chinesa aos carros da Tesla
Outra garantia da empresa é de que as interações não ficam armazenadas: cada conversa é independente. Além disso, a ferramenta, segundo a Meta, não acessa outros chats nem o microfone do dispositivo. Por fim, todo o conteúdo é supostamente criptografado, sendo visível apenas para o usuário e a IA.
Mesmo com essas garantias, a decisão de manter ou não o recurso visível no WhatsApp continua sendo uma escolha pessoal de cada usuário.
Como ocultar o botão do Meta AI
O ícone azul da IA aparece entre os chats e pode incomodar quem não pretende usar a função. Para desativá-lo da lista de bate-papo, basta seguir alguns passos:
– Abra a conversa com o Meta AI
– Toque no ícone de três pontos no canto superior direito (ou no menu do chat, dependendo do aparelho)
– Selecione “Excluir conversa” ou “Excluir bate-papo”
– Confirme a exclusão
Com isso, o assistente não ficará visível na tela principal do WhatsApp. Caso o usuário decida reativar a ferramenta, pode localizá-la na lista de contatos ou iniciar um novo chat pela barra de pesquisa.
(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução/Freepik/Thanyakij-12)