Grupo de cibercriminosos compartilhou capturas de tela no Telegram e tentam extorquir a montadora britânica, que teve fábricas interrompidas e sistemas comprometidos
Ataque hacker – Um grupo de jovens hackers, que se autodenomina Scattered Lapsus$ Hunters, afirma ter sido responsável por um ataque cibernético que interrompeu a produção global da Jaguar Land Rover (JLR). A informação foi divulgada pela BBC.
Os invasores têm se gabado do ataque em um canal no Telegram, onde compartilham supostas capturas de tela de sistemas internos da montadora. Em conversas privadas, os hackers indicaram que estão tentando extorquir dinheiro da empresa, embora ainda não haja confirmação sobre o roubo de dados de clientes ou a instalação de malwares nos sistemas da JLR.
LEIA: Facebook acessa toda a galeria do seu celular sem aviso; saiba como desativar
O grupo estaria envolvido também em recentes ofensivas contra varejistas do Reino Unido, como a M&S. A formação reúne integrantes de coletivos notórios de jovens hackers, como Lapsus$, Shiny Hunters e Scattered Spider, todos vinculados à rede conhecida como The Com.
O canal utilizado no Telegram já soma quase 52 mil inscritos, onde os membros continuam compartilhando piadas internas e novas capturas de tela para atrair atenção. O impacto foi direto nas fábricas da JLR em Halewood e Solihull, cuja produção foi severamente interrompida desde domingo. Parte dos funcionários precisou ser dispensada temporariamente.
Em comunicado, a empresa afirmou ter tomado medidas imediatas para reduzir os danos, incluindo o desligamento preventivo de sistemas internos e a retomada gradual da produção global de forma controlada.
A Jaguar Land Rover confirmou à BBC que investiga o caso, enquanto o Information Commissioner’s Office acompanha a situação. Para especialistas em segurança cibernética, como Kevin Beaumont, as capturas divulgadas sugerem que os hackers tiveram acesso não autorizado a informações sensíveis da montadora.
(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik)