O sindicato dos trabalhadores de tecnologia da informação (SINTTEC) e a federação interestadual dos trabalhadores em tecnologia da informação (FEITTINF) e o patronal (SINDETI) firmaram em Convenção Coletiva a redução de jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais em todas as empresas de tecnologia de Uberlândia, cidade importante polo do setor em Minas Gerais. O acordo é retroativo à 1º de janeiro (data base da categoria) e o pagamento deve ser feito na folha salarial do mês de julho, já aplicado a diferença de 120 horas correspondente ao semestre de janeiro a junho. As empresas que não […]
O sindicato dos trabalhadores de tecnologia da informação (SINTTEC) e a federação interestadual dos trabalhadores em tecnologia da informação (FEITTINF) e o patronal (SINDETI) firmaram em Convenção Coletiva a redução de jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais em todas as empresas de tecnologia de Uberlândia, cidade importante polo do setor em Minas Gerais.
O acordo é retroativo à 1º de janeiro (data base da categoria) e o pagamento deve ser feito na folha salarial do mês de julho, já aplicado a diferença de 120 horas correspondente ao semestre de janeiro a junho. As empresas que não efetuaram o pagamento neste mês, terão que arcar com acréscimo de 75% referente à cláusula de hora-extra.
Portanto caso você não tenha recebido esta diferença de 120 hora, em seu salário do mês de Julho, pago em Agosto deverá nos comunicar imediatamente através do e-mail sinttec@localhost a situação para que nosso jurídico seja imediatamente acionado e a norma seja devidamente cumprida.
A jornada de 40 horas em Convenção Coletiva só era praticada nos estados de São Paulo e Paraná, ambos integrantes da base da Feittinf. “Foi uma importante conquista para os trabalhadores de TI de Uberlândia e, em certo ponto, do País. Estamos trabalhando para equalizar todos os direitos e benefícios bem como pisos salariais para toda categoria a nível nacional”, afirma o presidente do Sinttec, Leandro Camargos, que também é diretor da Feittinf.
Além dessa conquista, os trabalhadores de Uberlândia tiveram aumento salarial de 5,93%, reajuste do VA/VR retroativo à data base com valor mínimo de R$ 33,91 e aumento da hora noturna (adicional de 50%) das 22:00 às 05:00 para 22:00 às 06:00, entre outras cláusulas.