Embora esteja entre os líderes no uso da IA, 54% da população acredita que o país ainda precisa avançar para aproveitar todo o potencial da tecnologia

Brasil – O Brasil está entre os países que mais utilizam Inteligência Artificial (IA) no mundo, segundo o estudo Our Life with AI: From Innovation to Application, conduzido pelo Google em parceria com a Ipsos. A pesquisa, realizada entre setembro e outubro de 2024 com mais de 21 mil pessoas de 21 países diferentes, revelou que 54% dos brasileiros já utilizam IA generativa, superando a média global de 48%.

O levantamento destacou não apenas a frequência, mas também a versatilidade do uso da tecnologia no país, além de um otimismo generalizado em relação ao impacto futuro da IA em diversas áreas, como ciência, medicina, agricultura e segurança cibernética.

LEIA: Governo volta atrás e revoga norma de fiscalização do Pix após pressão; entenda

Entre os usos mais comuns, destacam-se busca de informações pessoais (81%), assistência pessoal (76%) e estudos (74%). Além disso, 78% dos entrevistados utilizam a IA para escrever, 78% a usa para fazer brainstorms, 87% para resolução de problemas, 72% para digerir documentos longos e 78% para interpretar informações complexas. Ferramentas de escrita e tradutores aparecem com 85% e 89%, respectivamente.

Enquanto 57% da média global considera a tecnologia promissora, esse índice salta para 65% no Brasil. Áreas como ciência (80%), medicina (77%), agricultura (74%) e segurança cibernética (67%) são vistas como os principais campos de impacto positivo.

Apesar do otimismo, 73% dos brasileiros acreditam que o avanço da IA depende de maior colaboração entre governo e empresas de tecnologia, especialmente no investimento em infraestrutura, como internet de alta velocidade e energia.

O impacto da IA no mercado de trabalho, antes visto com certo receio, agora é encarado com mais confiança. Em 2024, 60% dos brasileiros previram um aumento de oportunidades graças à tecnologia, enquanto a média global foi de 49%.

A pesquisa também mostrou uma queda na preocupação com a substituição de empregos. Em 2023, 20% dos brasileiros acreditavam precisar de um novo emprego devido ao avanço da IA, em 2024, esse índice caiu para 15%.

Embora o Brasil esteja entre os líderes no uso da IA, a pesquisa aponta que 54% da população acredita que o país ainda precisa avançar para aproveitar todo o potencial da tecnologia, índice inferior à média global de 63%.

Cursos de Inteligência Artificial no Sindplay

O Sindplay – streaming de formação e capacitação para profissionais de TI – possui cursos de Inteligência Artificial, entre muitas outras áreas da Tecnologia da Informação. Aproveite e não fique para trás no mercado de trabalho! (Conheça o Sindplay clicando aqui)

Criado em parceria com a Academia Forense Digital (AFD), a ferramenta oferece aos alunos material de apoio, emissão de certificado com carga horária e conteúdo programático. O Sindplay já possui quase 100 cursos disponíveis aos seus mais de 15 mil alunos, com valor de mercado de cerca de R$ 100 mil.

Além de IA, a plataforma possui cursos na área de segurança da informação, desenvolvimento de softwares, desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, gestão de projetos de TI, blockchain e tecnologias de moedas digitais, entre outras áreas. O Sindplay foi premiado no quesito Inovação e Transformação Digital no prêmio SindMais 2024.

Assista o vídeo promocional da ferramenta: