Modelo batizado de ‘White Rhino’ percorreu 100 metros em 16,33 segundos em pista real e consegue carregar até 100 quilos
Cão-robô – Usain Bolt ainda mantém, desde 2009, o recorde humano dos 100 metros rasos (9,58 segundos), mas no mundo dos robôs a disputa é outra. A Universidade de Zhejiang, na China, anunciou que seu cão-robô White Rhino conquistou o título de mais rápido do planeta, segundo o Guinness World Records.
O feito ocorreu em maio deste ano, quando o quadrúpede percorreu 100 metros em apenas 16,33 segundos, superando o recorde anterior do cão-robô Hound, da Coreia do Sul, que completou o percurso em 19,87 segundos. O anúncio oficial foi feito na última terça-feira (12). Diferente de tentativas anteriores, a corrida foi realizada em pista real, sem amarras para manter o equilíbrio.
LEIA: Abono salarial tem último lote liberado nesta sexta; saiba como receber
O White Rhino é uma versão aprimorada do modelo A2, produzido pela também chinesa Unitree. O projeto envolveu o Centro de Mecânica-X da Universidade de Zhejiang, a Escola de Aeronáutica e Astronáutica da China e o Centro Global de Inovação Científica e Tecnológica de Hangzhou.
Segundo os pesquisadores, o desenvolvimento combinou design mecânico, atuadores de alto desempenho e algoritmos de controle avançados. Foram feitas simulações para prever o comportamento da máquina em diferentes condições, aplicando otimização multiobjetivo para ajustar geometria, motores e sistemas de redução. O robô também utiliza aprendizado por reforço, coordenando impulsos explosivos, movimentos rápidos das pernas e correções de equilíbrio em tempo real.
Além da velocidade, o White Rhino impressiona pela força: é capaz de carregar até 100 quilos, o que amplia suas possibilidades de uso. A meta da equipe é que, no futuro, ele possa atuar em missões de busca e salvamento, levando suprimentos e equipamentos a áreas de difícil acesso de forma rápida e eficiente.
(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/Imagem gerada por IA)