DeepSeek-R1 ainda enfrenta dificuldades em problemas lógicos, mas sua abordagem inovadora de raciocínio o tornam um concorrente direto do ChatGPT
China lança IA – A DeepSeek, empresa de tecnologia chinesa, apresentou o DeepSeek-R1, um modelo de Inteligência Artificial (IA) projetado para competir diretamente com o modelo o1 da OpenAI. Essa IA incorpora a capacidade de “raciocinar” antes de responder às consultas, prometendo maior precisão e menor ocorrência de erros em tarefas complexas.
O DeepSeek-R1 emprega computação em tempo de teste, garantindo mais tempo de processamento para tarefas críticas, o que pode superar limitações tradicionais dos modelos de formação. Este avanço é sustentado por uma infraestrutura robusta: 10 mil GPUs Nvidia A100 financiadas por um aporte de 130 milhões de euros da High-Flyer Capital Management.
LEIA: Após multas e investigação contra CEO, empresa passa a contratar entregadores na Espanha
Além disso, seus criadores planejam abrir o código-fonte e disponibilizar uma API para fomentar a colaboração no setor, ampliando as possibilidades de aplicação dessa tecnologia.
Embora promissora, de acordo com testes comparativos, o DeepSeek-R1 ainda enfrenta dificuldades em problemas lógicos, como o jogo da velha. Apesar disso, sua abordagem inovadora de raciocínio e a infraestrutura avançada posicionam-no como um concorrente direto do ChatGPT.
(Com informações de IGN Brasil)
(Foto: Reprodução)