Do voo do 14-Bis à modernização da agricultura, país marca a data com reflexões sobre o futuro e a importância da inovação nacional

Dia da Ciência e Tecnologia – Neste Dia da Ciência e Tecnologia, o Brasil celebra o talento e a capacidade de inovação de seus pesquisadores e inventores, que ao longo da história contribuíram com descobertas e criações de impacto global. A data serve como um lembrete da importância do investimento em educação, pesquisa e desenvolvimento para o progresso do país e do mundo.

O legado brasileiro é rico e diversificado. Um dos marcos mais conhecidos é o voo do 14-Bis, de Alberto Santos-Dumont, que em 1906 realizou o primeiro voo homologado de um aparelho mais pesado que o ar, mudando para sempre a história da aviação. No campo das comunicações, o Marechal Cândido Rondon foi fundamental para a integração do território nacional ao estender linhas telegráficas por regiões remotas da Amazônia.

LEIA: ChatGPT para maiores: OpenAI anuncia versão erótica do chatbot

Na área da saúde, a descoberta da doença de Chagas pelo cientista Carlos Chagas em 1909 é um exemplo de excelência em pesquisa médica. Já na era moderna, o Brasil se destaca com a Embraer, uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo, e com a Embrapa, que revolucionou a agricultura tropical ao transformar o Cerrado em um celeiro mundial.

Já na área de energia, a Petrobras colocou o Brasil na vanguarda mundial ao dominar a tecnologia de exploração em águas ultraprofundas, um feito que viabilizou a produção de petróleo na camada do pré-sal. O país também conta com invenções que fazem parte do cotidiano, como o caixa eletrônico moderno, desenvolvido pelo brasileiro Gustavo Pimenta.

Para que essa tradição de inovação continue a florescer, a capacitação em novas tecnologias é essencial. Plataformas de ensino surgem como aliadas na formação de profissionais qualificados para os desafios do futuro.

Sindplay oferece cursos de ciencia e tecnologia

O Sindplay – streaming de capacitação para profissionais de TI – possui cursos na área de cibersegurança, segurança da informação, desenvolvimento de softwares, desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, inteligência artificial, gestão de projetos de TI, blockchain e tecnologias de moedas digitais, entre outras áreas.

Criado em parceria com a Academia Forense Digital (AFD), o Sindplay oferece aos alunos material de apoio, emissão de certificado com carga horária e conteúdo programático dos cursos.

A plataforma já possui mais de 140 cursos disponíveis aos seus quase 20 mil alunos, com valor de mercado avaliado em mais de R$ 120 mil. Sócios e contribuintes dos sindicatos integrados à Fenati têm bolsa integral de acesso a todos os cursos do Sindplay. (acesse aqui a plataforma)