Medida visa restringir emissão de visto usado por estrangeiros altamente qualificados, e deve impactar setores que dependem de mão de obra estrangeira
Taxa – Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou um decreto que estabelece uma taxa de US$ 100 mil (cerca de R$ 532 mil) para a emissão de vistos H-1B. A decisão, segundo uma autoridade da Casa Branca ouvida pela CNN, tem como objetivo conter o uso excessivo do programa.
De acordo com a justificativa apresentada, “o abuso do atalho do H-1B deslocou trabalhadores americanos”. A cobrança extra passará a ser exigida como condição para a entrada de profissionais estrangeiros qualificados pelo programa.
LEIA: Vírus criados por IA podem ajudar no combate a bactérias
A medida se soma a outras ações do governo Trump voltadas a endurecer a política migratória e pode ter forte impacto em setores que dependem de mão de obra estrangeira, especialmente o de tecnologia.
O que é o H-1B?
O visto H-1B é um dos principais meios para que estrangeiros altamente qualificados trabalhem em empresas americanas. Ele é utilizado por companhias de diversas áreas, como saúde e mídia, mas é especialmente associado ao setor de tecnologia, que historicamente recorre ao programa para suprir sua força de trabalho.
No Brasil, a emissão de vistos H-1B registrou recorde no último ano. Segundo levantamento do escritório AG Immigration, com base em dados da Secretaria de Estado dos EUA, em 2024 foram concedidos 1.947 vistos a brasileiros, um aumento de 29% em relação ao ano anterior. O recorde anterior havia sido em 2022, com 1.866 vistos.
O estudo mostra ainda que o Brasil ocupa a sétima posição entre os países que mais receberam esse tipo de autorização, atrás de Índia, China, Filipinas, Coreia do Sul, México e Taiwan.
(Com informações de CNN Brasil)
(Foto: Reprodução/Freepik/wirestock)