Criminosos usam IA para se passar por agentes do governo para obter dados sensíveis por mensagens e ligações

FBI – O Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI) emitiu um novo alerta para usuários de celulares com sistemas iOS e Android sobre um golpe virtual que tem utilizado recursos de inteligência artificial (IA) para enganar vítimas. A recomendação é para que os cidadãos não respondam mensagens suspeitas recebidas em seus dispositivos móveis.

Segundo apuração da revista Forbes, o FBI identificou uma “campanha ativa de golpes” realizada por meio de mensagens de texto e ligações telefônicas. Os criminosos, de acordo com a investigação, se passam por funcionários do alto escalão do governo norte-americano com o objetivo de roubar dados sensíveis.

LEIA: Câmara dos Deputados instala Comissão Especial sobre Inteligência Artificial

O uso de IA permite que os golpistas elaborem mensagens convincentes, dificultando a identificação da fraude no momento do contato. Além disso, os criminosos conseguem falsificar números de telefone de instituições confiáveis, o que torna o esquema ainda mais sofisticado.

O mesmo tipo de golpe é cada vez mais comum no Brasil, com criminosos se passando por agentes ou órgãos do governo para aplicar golpes. Mais recentemente, por exemplo, criminosos se aproveitaram do período de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 para criar aplicativos e sites falsos da Receita Federal, além de enviar mensagens apontando supostas pendências no CPF da vítima.

O FBI orienta a população a verificar cuidadosamente a identidade de quem realiza o contato antes de responder ou atender ligações. A entidade também destaca a importância de estar atento a sinais sutis de manipulação em conteúdos visuais e sonoros, como sons distorcidos, sombras imprecisas e movimentos artificiais.

(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução/Freepik/user26823545)