Debate inclui temas como conectividade, sustentabilidade e capacitação de profissionais, em articulação com diretrizes já existentes
Data Centers – O Ministério das Comunicações estendeu para 22 de outubro o prazo para receber contribuições da sociedade civil, especialistas e representantes do setor privado à Tomada de Subsídios da Política Nacional de Data Centers.
A consulta pública tem como objetivo reunir sugestões para a formulação de uma política que assegure a expansão sustentável e segura da infraestrutura no país.
LEIA: Europa prepara euro digital semelhante ao PIX para diminuir dependência americana
A iniciativa conta também com a participação dos ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). De acordo com o governo, os dados coletados irão subsidiar um plano regulatório voltado a padrões de qualidade, segurança, governança e definição de pontos estratégicos para a instalação dos centros.
O debate inclui ainda temas como conectividade, sustentabilidade e capacitação de profissionais, em articulação com diretrizes já existentes, entre elas, a Estratégia Nacional de Inteligência Artificial, a Política Nacional de Cibersegurança e a Estratégia de Governo Digital.
Para o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a participação popular é fundamental para que o país avance em inovação e soberania tecnológica. “A Política Nacional de Data Centers será uma referência para o desenvolvimento do Brasil. Ganha o serviço público, ganha a sociedade, ganha o país”, declarou.
Segundo a Associação Brasileira de Data Centers (ABDC), o Brasil possui atualmente 162 unidades em operação: 110 no Sudeste, 27 no Sul, 15 no Nordeste, oito no Centro-Oeste e duas na região Norte. Essas estruturas são essenciais para a transformação digital, ao garantirem processamento, armazenamento e tráfego de grandes volumes de informação.
As sugestões podem ser enviadas online pela plataforma Participa + Brasil.
(Com informações de TI Inside)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)