Algumas das tecnologias previstas pelo cientista já são realidade, enquanto outras ainda estão sendo desenvolvidas
Previsões sobre avanços da tecnologia – Em 1995, Stephen Hawking, um dos cientistas mais renomados do século 20, participou do programa Tomorrow’s World (O Mundo do Amanhã) da BBC, em que apresentou quais eram suas previsões sobre como seria o mundo em 2025. Agora, 30 anos depois, é possível constatar como algumas de suas ideias seguem à frente do tempo e dos avanços alcançados nas últimas três décadas. Outras, porém, já são realidade. Confira:
Exploração do espaço
Hawking e outros cientistas presentes no programa previram que, até 2025, a mineração espacial seria uma indústria lucrativa, com empresas privadas extraindo metais preciosos de asteroides. Além disso, o lixo espacial representaria um risco significativo, demandando soluções como um gel de espuma que seria usado para rodear fragmentos e reduzir sua velocidade.
LEIA: Instagram removerá recurso popular da plataforma; entenda o que muda
Embora a mineração espacial ainda não tenha se tornado realidade, grandes empresas, como a SpaceX e startups de tecnologia especial estão explorando essa possibilidade. Por outro lado, o problema do lixo espacial é uma realidade. A crescente quantidade de satélites e detritos no espaço representa um risco para missões espaciais, mas a solução de um gel de espuma ainda não foi desenvolvida.
Robôs cirurgiões
Segundo Hawking, robôs seriam usados em cirurgias, imitando movimentos de médicos e até possibilitando operações feitas a distância. Seriam criadas também luvas espaciais para realizar cirurgias em hologramas de pacientes.
Ainda que o uso de hologramas em cirurgias ainda não seja uma prática comum, a previsão sobre robôs sendo utilizados na medicina está se tornando realidade. Sistemas como o Da Vinci Surgical System já realizam procedimentos minimamente invasivos com precisão, e tecnologias de cirurgia remota estão em desenvolvimento.
Implante de chips
Outra previsão envolvia o uso de chips implantados no corpo humano para facilitar transações bancárias. Já existem experimentos com microchips usados para pagamentos e outras funções, mas a tecnologia ainda não foi amplamente adotada. Por outro lado, pagamentos por aproximação, leitura facial e impressão digital têm se tornado cada vez mais populares.
(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução)