Ferramenta já realiza algumas tarefas de forma autônoma e opera em fase beta com múltiplas funções textuais e operacionais

IA – A startup chinesa Butterfly Effect, lançada em março de 2025, anunciou a criação do Manus AI, um agente de inteligência artificial desenvolvido para operar de forma multitarefa. Com essa tecnologia, a empresa promete revolucionar o mercado ao preencher a lacuna entre comando e execução, tornando o processo mais eficiente e integrado.

O Manus AI ainda está em fase beta e disponível apenas para testes restritos, mas a expectativa da startup é que ele se torne a primeira ferramenta de inteligência artificial totalmente autônoma do mercado.

LEIA: Anatel destaca Mercado Livre como ponto de venda de produtos piratas

Entre as funções já oferecidas, estão tarefas textuais e operacionais, como criação de conteúdos, elaboração de cronogramas, realização de pesquisas em tempo real, produção de arquivos do zero e até o desenvolvimento de aplicativos. Durante a execução das tarefas, os usuários podem acompanhar o progresso por meio do recurso “Computador de Manus”, que exibe em tempo real tudo o que foi realizado pelo agente.

Para construir o Manus AI, a Butterfly Effect integrou diferentes modelos avançados de linguagem, como o Claude 3.5 Sonnet, da Anthropic, e versões customizadas da família Qwen, da Alibaba.

Segundo os desenvolvedores, a tecnologia representa um passo significativo rumo à chamada inteligência artificial geral (AGI), que visa criar sistemas capazes de entender e agir como um ser humano.

O nome da ferramenta também reflete sua proposta: Manus AI é uma referência à integração entre mente e ação, derivado da expressão et Manus, que significa “homens e mãos”.

(Com informações de IT Forum)
(Foto: Reprodução/Freepik/subsri13)