Modelo integra texto, imagem, som e vídeo e promete soluções mais inovadoras e complexas
IA multimodal – A Inteligência Artificial (IA) está constantemente evoluindo, e um dos avanços mais promissores é a IA multimodal, tecnologia que permite processar e integrar diferentes tipos de informações, como texto, imagem, som e vídeo, para oferecer soluções mais complexas.
Desde o lançamento do ChatGPT pela OpenAI em 2022, ferramentas baseadas em modelos de linguagem grandes (LLMs) trouxeram uma revolução no uso a IA generativa, permitindo que máquinas gerassem texto a partir de entradas textuais. No entanto, essas ferramentas são consideradas unimodais, ou seja, trabalham com apenas um tipo de dado por vez. A IA multimodal, por sua vez, promete expandir esses limites.
LEIA: Sindplay lança curso sobre resiliência, a arte de lidar com as adversidades
Um exemplo de modelo multimodal popular é o Gemini, desenvolvido pelo Google, capaz de analisar a foto de um prato de biscoitos e gerar uma receita correspondente. Essa tecnologia utiliza a arquitetura Transformer, conhecida por sua eficiência no processamento de grandes volumes de dados e pela integração de diferentes modalidades.
Uma das diferenças entre a IA generativa e a multimodal, é que a primeira é projetada para criar conteúdos a partir de comandos baseados em um único tipo de dado. Já o modelo multimodal é capaz de ampliar esses recursos, permitindo o processamento simultâneo de vários tipos de informações. Por exemplo, enquanto um modelo tradicional cria uma imagem com base em uma descrição textual, um modelo multimodal pode utilizar uma combinação de texto, imagem e áudio para gerar resultados ainda mais ricos e contextualizados.
A tecnologia já está sendo aplicada em diversas áreas, como em veículos autônomos, diagnósticos médicos, biomedicina e nas ciências climáticas. Apesar disso, sua implementação requer atenção especial aos seus riscos e impactos éticos.
Riscos
Assim como toda nova tecnologia, há diversos desafios em potencial que teremos de enfrentar com os modelos de IA multimodais. Alguns deles são:
– Falta de transparência
– Monopólio de IA multimodal
– Preconceito e discriminação
– Questões de privacidade
– Considerações éticas
– Considerações ambientais
(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução)