Foguete sul-coreano HANBIT-Nano, que partiria de Alcântara nesta quarta, agora deve ser lançado na sexta-feira (19) para substituição de peças

Foguete comercial – O primeiro lançamento de um foguete comercial no Brasil foi adiado pela segunda vez. Previsto inicialmente para esta quarta-feira (17), a partir das 15h, o voo do foguete sul-coreano HANBIT-Nano agora está marcado para esta sexta-feira (19), na Base de Alcântara, no Maranhão.

A informação foi divulgada pela Innospace, empresa sul-coreana responsável pela produção do veículo, e confirmada pela Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo a companhia, a nova data é necessária para “garantir tempo para a substituição de componentes” após a detecção de uma anomalia durante a inspeção final para o lançamento.

LEIA: Sindplay lança curso de sintaxe alternativa do PHP

De acordo com a Innospace, cuja sede fica em São José dos Campos (SP), a anomalia foi identificada no dispositivo de resfriamento do sistema de fornecimento de oxidante do primeiro estágio do foguete. Em nota, a empresa afirmou que “a medida envolve apenas a substituição de alguns componentes do sistema de refrigeração e que o foguete não apresenta defeitos estruturais”.

“Embora normalmente sejam necessários três dias para novas operações de lançamento, como a substituição das peças pode ser feita com o foguete já posicionado na plataforma, o lançamento poderá ocorrer dois dias depois”, diz a nota da Innospace.

A Força Aérea Brasileira informou que “mantém suas infraestruturas, sistemas e equipes técnicas plenamente operacionais, garantindo todo o suporte necessário para a realização do lançamento, em coordenação com os demais órgãos envolvidos”.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) também se manifestou sobre o adiamento. Em nota, a agência afirmou que a remarcação serve para permitir a substituição de um componente do foguete após a identificação da anomalia nas inspeções finais pré-lançamento.

“Segundo a INNOSPACE, o ajuste não indica qualquer defeito estrutural no veículo lançador. A substituição do componente pode ser realizada com o foguete já posicionado na plataforma de lançamento, garantindo a manutenção dos padrões de segurança e confiabilidade da operação. A janela de lançamento da missão permanece aberta entre os dias 16 e 22 de dezembro, e todas as atividades seguem sendo conduzidas em coordenação com a Força Aérea Brasileira (FAB). A AEB acompanha o andamento da missão e reforça que procedimentos dessa natureza fazem parte das boas práticas do setor espacial, com prioridade sempre à segurança e ao sucesso da operação”, diz a nota.

Esta é a segunda vez que o lançamento do HANBIT-Nano é reprogramado. Em novembro, também na véspera do voo, que estava previsto para o dia 22, a Innospace e a FAB anunciaram a necessidade de mais tempo para realizar ajustes adicionais no veículo, com o objetivo de avaliar seu desempenho durante o voo.

O foguete deverá levar cinco satélites à órbita da Terra, marcando o primeiro lançamento comercial desse tipo realizado a partir do território brasileiro.

(Com informações de g1)
(Foto: Reprodução/Warley de Andrade/TV Brasil/Agência Brasil)