Para 72% dos executivos, uso de IA generativa tende a ampliar as funções existentes, e não substituí-las
Modernização – Estudo aponta que 55% das companhias estão colocando a modernização tecnológica e a inteligência artificial no centro de suas estratégias, deixando em segundo plano metas tradicionais como o corte de gastos. Os dados são de levantamento conduzido pelo Everest Group com mais de 450 executivos de diferentes segmentos e regiões do mundo, divulgados pela Concentrix Corporation.
Segundo a pesquisa, o ambiente corporativo passa por uma reconfiguração, em que empresas adotam posturas mais proativas voltadas à transformação digital inteligente. A inovação guiada por IA, a reinvenção da jornada do cliente e a atualização das infraestruturas tecnológicas ganham protagonismo, especialmente em setores como finanças, seguros, saúde e tecnologia, que lideram a adoção de modelos operacionais integrando pessoas e inteligência artificial.
LEIA: Justiça estabelece regras para uso de IA por servidores da segurança pública
As projeções de investimento até 2027 confirmam essa inflexão estratégica. No caso da IA generativa, a expectativa é de que os aportes passem de 13% para 24%, sinalizando que a tecnologia está cada vez mais associada à inovação e ao ganho de eficiência.
Apesar de 40% das empresas ainda considerarem a redução de custos uma prioridade, a maioria enxerga a inteligência artificial como uma aliada da força de trabalho: 72% dos respondentes afirmaram que o uso de IA generativa tende a ampliar as funções existentes, e não substituí-las. O foco crescente está em analytics, inovação tecnológica e, sobretudo, na experiência do cliente, que se tornou a maior prioridade para 54% dos executivos entrevistados.
Na escolha de parceiros estratégicos, os líderes corporativos valorizam fornecedores capazes de entregar transformação de ponta a ponta, integrando soluções aos sistemas atuais e seguindo as melhores práticas do setor. Os critérios mais relevantes para essa seleção incluem a escalabilidade de soluções centradas no cliente, o alinhamento à governança e um histórico de entrega com riscos reduzidos.
Segundo David Rickard, sócio do Everest Group, “as empresas estão priorizando modelos de execução que reduzam riscos e acelerem o retorno sobre investimento, e fornecedores com abordagem integrada e alinhada aos objetivos de negócio tendem a ocupar posições de destaque no mercado”.
Para Chris Caldwell, CEO da Concentrix, “os dados reforçam a posição da empresa como parceira estratégica para iniciativas de transformação inteligente”. Ele ainda ressaltou que os investimentos da companhia em tecnologia de ponta, conhecimento especializado e soluções integradas são diferenciais essenciais para apoiar os clientes na liderança de seus setores.
(Com informações Ti Inside)
(Foto: Reprodução/Freepik)