Novas unidades fazem parte de um investimento de US$ 14,7 bilhões, focado na modernização da infraestrutura da empresa no Brasil

Microsoft – A Microsoft oficializou nesta quarta-feira (11), durante o evento AI Tour, a entrada em operação de dois novos data centers (ou data halls) voltados exclusivamente para serviços de nuvem e Inteligência Artificial (IA) no estado de São Paulo. O anúncio foi realizado por Priscyla Laham, presidente da Microsoft Brasil.

Embora a localização exata e a capacidade técnica das unidades permaneçam sob sigilo, a executiva confirmou que as operações já estão ativas. “A construção das unidades adicionais avança dentro do cronograma”, informou a companhia, ressaltando que as áreas externas das instalações já foram finalizadas.

LEIA: Dataprev e Huawei avançam na consolidação do Centro de IA do Nordeste

A iniciativa é um desdobramento do plano de expansão anunciado em setembro de 2024 pelo CEO global, Satya Nadella. O aporte total é de US$ 14,7 bilhões, focado na modernização da infraestrutura tecnológica brasileira.

Além da parte física, o projeto contempla o pilar educacional através do programa ConectAI. A meta é capacitar 5 milhões de brasileiros em habilidades de IA até 2027. Mais de 6,6 milhões de brasileiros já se registraram nos treinamentos e 2,8 milhões já concluíram seus cursos.

“A Microsoft acredita que a inteligência artificial pode ser um grande atributo para tornar o Brasil mais competitivo, ampliando a produtividade, a inovação e colocando o país em um papel de destaque global”, afirma Priscyla Laham.

Os quatro pilares da ia nos negócios

Durante o anúncio, Judson Althoff, CEO de Negócios Comerciais da Microsoft, detalhou a visão da empresa para a integração da tecnologia no setor corporativo. Segundo Althoff, a exploração eficiente da IA se baseia em quatro fundamentos:

1. Enriquecimento da experiência dos funcionários: Foco em casos de uso e ferramentas essenciais.
2. Personalização: Entrega de serviços customizados aos clientes.
3. Processos “AI-First”: Reformulação da estrutura operacional.
4. Cultura de Inovação: Aplicação de IA em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

(Com informações de Tecmundo)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)