Tecnologia utiliza um algoritmo de IA para processar vídeos e identificar rotas livres de obstáculos
IA – Cientistas da Universidade Jiao Tong de Xangai desenvolveram uma tecnologia vestível que converte informações visuais em sinais sensoriais para auxiliar na orientação de indivíduos cegos ou com baixa visão, conforme detalhado em um estudo publicado na Nature Machine Intelligence.
“Apresentamos um sistema de tecnologia vestível multimodal centrado no utilizador que melhora o uso combinando inovações de software e hardware”, explicou à revista Leilei Gu, líder da equipe responsável pelo dispositivo.
LEIA: “Uma varejista quebra a cada ciclo de alta de juros no país”, diz CEO do Magalu
O sistema, que recebe instruções por comandos de voz, integra sensores inteligentes, próteses visuais e técnicas de visão artificial. A tecnologia utiliza um algoritmo de IA para processar vídeos capturados por uma câmera acoplada a óculos especiais, identificando rotas livres de obstáculos.
Os usuários recebem informações auditivas sobre o ambiente por meio de auriculares de condução óssea, que transmitem som através dos ossos do crânio, mantendo os ouvidos desimpedidos para captar sons externos. Além disso, foram criadas peles artificiais elásticas que emitem sinais vibratórios para orientar a direção do movimento e evitar colisões laterais.
Testes com robôs humanoides e participantes cegos ou com baixa visão, realizados em ambientes virtuais e reais, mostraram melhorias significativas em tarefas como navegação em labirintos e manipulação de objetos.
“Os resultados demonstram que a integração dos sentidos visual, auditivo e tátil pode ampliar a funcionalidade dos sistemas de assistência visual”, destacaram os pesquisadores.
“Esta pesquisa abre caminho a sistemas de assistência visual fáceis de usar e oferece formas alternativas de melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência visual”, concluíram.
(Com informações de Agência Lusa)
(Foto: Reprodução/Freepik/hryshchyshen)