Equipamento avaliado em 2 bilhões de euros foi atingido por uma partícula durante deslocamento para a órbita geoestacionária

Satélite – O satélite de comunicações militares SpainSat NG-2, integrante de um sistema estratégico europeu, sofreu uma colisão no espaço durante sua trajetória rumo à órbita final e pode estar fora de operação. Avaliado em cerca de 2 bilhões de euros, o equipamento teve o contato comprometido após ser atingido por uma “partícula espacial”.

A informação foi confirmada em comunicado do Grupo Indra, principal acionista da operadora Hisdesat, responsável pelo sistema. Segundo a empresa, o impacto ocorreu quando o satélite estava a aproximadamente 50 mil quilômetros de altitude, acima da órbita geoestacionária, que fica a cerca de 36 mil quilômetros da Terra.

LEIA: Por que aviões ainda operam com sistemas e tecnologias dos anos 90

O SpainSat NG-2 foi lançado em 23 de outubro do ano passado por um foguete Falcon 9, da SpaceX, a partir da Flórida. Ele fazia parte de uma constelação composta por dois satélites — o outro, SpainSat NG-1, foi lançado em janeiro — com a missão de fornecer comunicações seguras ao Ministério da Defesa da Espanha. Ambos os equipamentos foram desenvolvidos pela Airbus.

Após o lançamento, o NG-2 estava em uma fase de transferência gradual até sua posição definitiva quando ocorreu o incidente. A Hisdesat informou que acionou imediatamente um plano de contingência para evitar impactos nos serviços prestados ao governo espanhol e a outros clientes.

Apesar disso, a empresa não revelou o paradeiro atual do satélite nem detalhou a natureza da partícula envolvida na colisão, termo geralmente associado a detritos espaciais ou micrometeoroides.

Equipes técnicas analisam os dados disponíveis para avaliar os danos. O Grupo Indra afirmou que, caso seja necessário, o satélite será substituído no menor prazo possível, sem informar custos ou cronograma. O episódio reforça os riscos associados ao crescente congestionamento do ambiente orbital para ativos espaciais de alto valor estratégico.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik)