Serviços de TI se tornarão o maior segmento de despesas em 2024, superando pela primeira vez outros investimentos em tecnologia da informação

A empresa de consultoria Gartner fez previsões para os gastos mundiais com Tecnologia da Informação em 2024, indicando um crescimento de 6,8% em relação ao ano anterior. De acordo com a projeção, essas despesas totalizarão 5 trilhões de dólares no próximo ano.

Essa estimativa representa uma leve redução em relação às expectativas anteriores, que apontavam um crescimento de 8%. A Gartner destaca que, embora a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) tenha despertado grande interesse em 2023, ela não terá um impacto significativo nos gastos com TI a curto prazo.

LEIA: Conheça as 8 melhores ferramentas para recuperar dados

Vice-presidente e analista da Gartner, John-David Lovelock comentou sobre a influência das tendências tecnológicas e as projeções para os próximos anos. Ele ressaltou que, embora a GenAI seja uma tecnologia disruptiva, seu impacto nos gastos com TI será gradual, sendo outros fatores mais tradicionais, como lucratividade e resistência à mudança, os principais impulsionadores do crescimento nesse setor.

 Previsão de despesas mundiais em TI (Em milhões de dólares americanos):

Um ponto destacado pela pesquisa é que os serviços de TI se tornarão o maior segmento de despesas em 2024, superando pela primeira vez outros investimentos em tecnologia da informação.

O Gartner prevê um crescimento de 8,7% nos gastos com serviços de TI, alcançando a marca de 1,5 trilhão de dólares. Esse aumento é atribuído principalmente aos investimentos das empresas em projetos de eficiência e otimização organizacional, considerados cruciais durante períodos de incerteza econômica.

Outro aspecto abordado é a resistência dos Chief Information Officers (CIOs) às mudanças, que continua a impactar os gastos com TI. O relatório da Gartner destaca que, em 2023, a taxa de crescimento global das despesas de TI foi de apenas 3,3%, um aumento modesto de 0,3% em relação ao ano anterior, devido em grande parte à resistência dos CIOs.

No entanto, projeta-se uma recuperação dessa dinâmica em 2024, com um aumento estimado de 6,8% nos gastos gerais com TI.

(Com informações TIInside)
(Foto: Reprodução)