Transição do mercado para a inteligência artificial e ajustes nas contratações causou uma queda de mais de 30% das vagas

Vagas – A redução nas contratações e a estagnação salarial estão fazendo o mercado de trabalho em TI passar por uma transformação. Desde fevereiro de 2020, as vagas para desenvolvedores de software caíram mais de 30% em decorrência que as empresas de tecnologia direcionam seus recursos para projetos de inteligência artificial (IA), informa o site Indeed.com.

As demissões de cerca de 137 mil profissionais em 2024, conforme dados do Layoffs.fyi, deixa o cenário mais desafiador. Esse ajuste é parte de estratégia, onde o foco deixa de ser o desenvolvimento de produtos que geram receita imediata, migrando para apostas em inovações que não geram tanto lucro, como realidade virtual e dispositivos, segundo informações do The Wall Street Journal (WSJ).

Leia mais: Novo curso do Sindplay: Aprenda a falar Esperanto, o idioma transnacional

O diretor executivo da Prática de Tecnologia da Robert Half, Ryan Sutton, destaca que as empresas estão em busca de engenheiros com uma diversidade melhor de habilidades. Para ter uma melhoria nos recursos, necessitam de profissionais que possuam habilidades interpessoais, uma capacidade de trabalho em equipe e entendimento que a direção da empresa tem uma prática a estratégia de IA. E dessa forma, as empresas procuram candidatos mais versáteis.

A falta de oportunidade também afeta profissionais que estão em início de carreira. Os estágios, que antes ofereciam salários elevados e que tinham grandes chances de serem convertidos em posições permanentes, agora são cada vez mais raros. Jason Greenberg, o professor associado de Gestão da Universidade Cornell, disse ao WSJ que o mercado para recém-formados é muito diferente do que era uma década atrás.

O setor de IA continua em expansão por outro lado, com engenheiros especializados na tecnologia sendo remunerados entre duas e quatro vezes mais do que outros engenheiros em outras áreas, segundo Pequity.

(Com informações de ITForum e The Wall Street Journal)
(Foto: Reprodução)