A resiliência é um conceito que vem da física e representa a habilidade de um objeto voltar ao seu estado original após ser submetido a pressões e estresse

Curso sobre resiliência – A transformação digital acelerada tem exigido cada vez mais capacidade de adaptação dos trabalhadores como um todo, mas especialmente do profissional de TI, que inevitavelmente tem que lidar com frequência com novas plataformas, ferramentas e demandas.

Essas mudanças constantes no mercado de trabalho têm exigido das empresas e dos profissionais uma reflexão sobre como se preparar para tamanha volatilidade e seguir em frente em meio a tantos desafios. Neste contexto, a resiliência tem ganhado destaque dentre as habilidades que mais podem ser úteis para o trabalhador manter não apenas sua produtividade, mas sua saúde mental.

LEIA: Isenção de IR para quem ganha até 5 mil é apoiada por 75% dos brasileiros, diz pesquisa

Tema do novo curso do Sindplay desta semana, a resiliência é um conceito que vem da física e representa a habilidade de um objeto voltar ao seu estado original após ser submetido a pressões e estresse. Na vida profissional, ser resiliente é ser capaz de superar desafios mantendo sua integridade física emocional.

“Da mesma forma que uma esponja é capaz de retornar ao formato original após ser comprimida, a resiliência permite enfrentar e superar obstáculos, recuperando o bem-estar físico e emocional após a solução de um desafio, aprendendo a manejar situações diversas”, explica a pedagoga e professora Maria Auxiliadora Camargo Marques, responsável pelas aulas sobre saúde mental e soft skills no Sindplay.

De acordo com a especialista, a falta de resiliência é uma das características que pode levar a sintomas de ansiedade, depressão e até problemas físicos desencadeados pelo estresse emocional. Por isso, desenvolver a capacidade de resiliência tem se destacado quando o assunto é a saúde mental dos trabalhadores.

“A pessoa resiliente, diante de circunstâncias adversas, não se deixa intimidar e abandonar, mas procura entender e solucionar o problema da melhor forma possível, tornando-se mais forte e aprendendo ao longo do processo. Não se trata de sair ileso de uma situação crítica, mas de desenvolver a capacidade de lidar com a crise e sair dela fortalecido”, acrescenta Mara.

Objetivos do curso

– Conceituar resiliência e qual sua importância
– Informar os pilares principais para desenvolver ou ampliar resiliência
– Entender a resiliência como fator de desenvolvimento pessoal e profissional
– Fornecer ferramentas para desenvolver a resiliência pessoal e profissional

Apelidado de “Netflix de TI” pela mídia especializada, o Sindplay tem cerca de 100 cursos disponíveis aos seus mais de 15 mil alunos, que contam com material de apoio, emissão de certificado com carga horária e conteúdo programático. (Conheça o Sindplay clicando aqui)

Sócios e contribuintes do sindicatos integrados à Fenati têm bolsa integral para acessar o Sindplay. Além de saúde mental e soft skill, há cursos em áreas como segurança da informação, desenvolvimento de softwares, desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, inteligência artificial, gestão de projetos de TI, blockchain e tecnologias de moedas digitais.

Assista o vídeo promocional da ferramenta: