TI cresceu mais que o dobro da média do setor de serviços, que registrou sétimo mês consecutivo de alta

TI – O setor de serviços brasileiro registrou crescimento de 0,1% em agosto, na comparação com julho, marcando o sétimo mês consecutivo de avanço, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. O segmento de tecnologia da informação foi decisivo para o resultado, com desempenho bem acima da média do setor.

De acordo com Rodrigo Lobo, gerente responsável pela pesquisa, os serviços de TI têm liderado os ganhos ao longo de 2025. Ele lembrou ainda que o movimento de digitalização iniciado na pandemia segue em ritmo acelerado no pós-crise, mantendo o protagonismo da área.

LEIA: Rápida valorização de empresas de IA reacende temor de bolha

“É um segmento que chama atenção desde a pandemia, porque passou a haver demanda crescente para desenvolvimento de aplicativos, armazenamento em nuvem, segurança cibernética. Mas o pós-pandemia acelerou o processo de digitalização e a pesquisa retrata o protagonismo das tecnologias de informação”, afirmou.

Entre janeiro e agosto, os serviços de tecnologia da informação acumularam alta de 6,3%, mais que o dobro da média do setor, que cresceu 2,6% no período.

O ramo de transportes também contribuiu para o resultado positivo, com alta de 0,2% em agosto. Em 12 meses, o avanço é de 2,5%. O desempenho foi impulsionado tanto pelo transporte de cargas – beneficiado pelo escoamento da produção agrícola e movimentação de insumos – quanto pelo transporte de passageiros, especialmente o aéreo, que segue em crescimento apesar de pequenas oscilações mensais.

Lobo também ressaltou a influência positiva da logística e dos serviços auxiliares aos transportes, como armazenamento e correio, reforçando o papel do setor na sustentação do crescimento dos serviços no país.

(Com informações de Valor)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)