Taxa de importação de 25% sobre produtos da Apple pode elevar substancialmente os custos dos iPhones no mercado interno e impactar negativamente as vendas
Trump – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (23) que pretende aplicar uma taxa de importação de 25% sobre produtos da Apple caso a empresa não transfira a produção de iPhones para território norte-americano.
A declaração, compartilhada em suas redes sociais, pode elevar substancialmente os custos dos iPhones no mercado interno e impactar negativamente as vendas e os resultados financeiros da Apple, uma das maiores companhias de tecnologia do país.
LEIA: “Caixa-preta” da IA desafia confiança em sistemas inteligentes
A empresa agora integra a lista de gigantes como Amazon, Walmart e outros alvos da política comercial de Trump, que buscam lidar com a instabilidade e os efeitos inflacionários gerados pelas tarifas impostas pelo ex-mandatário.
“Há muito tempo, informei Tim Cook, da Apple, que espero que os seus iPhones vendidos nos Estados Unidos sejam fabricados e construídos nos Estados Unidos, e não na Índia ou em qualquer outro lugar”, escreveu Trump no Truth Social. “Se não for esse o caso, uma tarifa de pelo menos 25% deverá ser paga pela Apple aos EUA.”
A Apple, comandada pelo CEO Tim Cook, vinha reestruturando suas cadeias de suprimentos e planejando ampliar a fabricação de iPhones na Índia, em resposta às tarifas comerciais aplicadas pelo governo Trump, especialmente em relação à China.
Essa estratégia, no entanto, tem gerado insatisfação no presidente, que voltou a criticar publicamente a empresa na semana passada, durante visita ao Oriente Médio.
(Com informações de G1)
(Foto: Reprodução/Freepik/Armmypicca)