Cidade possui trajetória marcada por progresso, inovação e um papel cada vez mais importante na economia brasileira
Neste sábado (31), Uberlândia completou 136 anos de idade. Uma trajetória marcada por progresso, inovação e um papel cada vez mais importante na economia brasileira. Situada no Triângulo Mineiro, Uberlândia se destaca como um dos maiores centros de distribuição de mercadorias do Brasil e uma referência em diversos setores, incluindo a tecnologia da informação. Atualmente, a cidade é o maior polo tecnológico de Minas Gerais e um dos maiores do Brasil.
A história de Uberlândia nos leva de volta à época das capitanias hereditárias, com a região inicialmente habitada por índios caiapós e bororós. A chegada dos Bandeirantes, a cidade tem um desenvolvimento acelerado. Considerado o fundador da cidade, Felisberto Alves Carrijo criou o primeiro núcleo escolar e formou um povoado que, em 1853, recebeu a denominação de Nossa Senhora do Carmo.
LEIA: Edital em MG investirá quase R$30 milhões em projetos de tecnologia e inovação
Já em 1888, Uberlândia foi emancipada de Uberaba e passou a se chamar Uberlândia em 1929. De lá pra cá, a cidade evoluiu década após década. Segundo o IBGE, Uberlândia contava com pouco mais de 700 mil habitantes em 2022, sendo a segunda cidade mais populosa de Minas Gerais e a 28ª do Brasil. Nos últimos 12 anos, a cidade teve o maior aumento populacional em Minas Gerais, com mais de 109 mil novos residentes.
Uberlândia se destaca pela sua infraestrutura e é considerada um dos principais hubs logísticos do Brasil A cidade ocupa um ponto de convergência para importantes rodovias, como a BR-050 e a BR-365, que facilitam o escoamento de mercadorias para diversas regiões. Além disso, o Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato passou por ampliação e modernização nos últimos anos, otimizando sua eficiência operacional tanto para o transporte de cargas quanto de passageiros. O modal ferroviário complementa as operações logísticas, atraindo investimentos de grandes empresas nacionais e internacionais.
Educação, saúde e tecnologia
Uberlândia também avançou muito em educação e saúde, áreas fundamentais para o desenvolvimento de qualquer cidade. A rede educacional da cidade abrange desde a educação infantil até o ensino superior, e a cidade é sede de importantes universidades e centros de pesquisa, como a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), fortalecendo o setor educacional e impulsionando a economia local.
Na saúde, Uberlândia conta com hospitais, clínicas e centros de atendimento básico. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,789, superior à média nacional, garantindo qualidade de vida e o bem-estar de seus moradores. A economia local é diversificada, que vai do comércio atacadista às indústrias de alta tecnologia. Isso favorece a criação e o crescimento de novos negócios. Não à toa, grandes corporações têm suas sedes na cidade. Uberlândia também é conhecida por sua infraestrutura urbana bem planejada, com amplas áreas de lazer e espaços públicos de qualidade. O Parque do Sabiá é um dos maiores parques urbanos do país, atraindo mais de 2 milhões de visitantes anualmente. Em 2022, Uberlândia recebeu o título de “Cidade Mais Acolhedora de Minas Gerais” e foi incluída no ranking das 20 cidades brasileiras com melhor qualidade de vida.
Parabéns a Uberlândia pelos seus 136 anos! Cidade que acolheu um setor de TI pujante e se tornou o maior polo tecnológico de Minas Gerais e um dos maiores do Brasil! O Sinttec seguirá na luta para que os trabalhadores de TI sejam contemplados com esse crescimento, pois são os grandes responsáveis por isso! Filie-se ao Sinttec e faça parte dessa luta!