Cidade do Triângulo Mineiro entra no mapa global de tecnologia com projeto, que vai impulsionar desenvolvimento econômico da região e gerar 2 mil empregos

Uberlândia terá data center – Uberlândia, localizada no Triângulo Mineiro, acaba de entrar no mapa global da tecnologia. A cidade terá o primeiro data center de Inteligência Artificial de Minas Gerais, com investimento inicial previsto de R$ 6 bilhões da RT-One.

Anunciado nesta terça-feira (8), o projeto promete impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico da cidade, com a geração estimada de dois mil empregos permanentes nos três primeiros anos de funcionamento, além de centenas de vagas temporárias durante a fase de construção.

LEIA: Nvidia atinge US$ 4 trilhões em valor de mercado e lidera corrida da IA

O empreendimento será instalado em um parque tecnológico com cerca de 245 mil metros quadrados de área construída. A infraestrutura adotará o modelo modular e contará, inicialmente, com 100 megawatts (MW) de energia contratada, podendo chegar a 400 MW – número que o coloca entre os maiores centros de dados da América Latina.

Marco para Uberlândia

Segundo o CEO da RT-One, Fernando Palamone, o modelo de implantação seguirá o mesmo padrão adotado em Maringá (PR), com a construção de módulos menores e operação ágil. Após as aprovações regulatórias, a previsão é iniciar a construção, com cada módulo podendo ser concluído em até 12 meses.

Nos próximos cinco meses, a empresa pretende finalizar os estudos para definição da área mais adequada dentro do município, levando em conta aspectos como fornecimento de energia e água, além da logística de acesso.

A escolha de Uberlândia se deu por uma combinação de fatores estratégicos, como a qualidade da infraestrutura energética e hídrica, a presença de profissionais qualificados, o ambiente de inovação já consolidado na cidade e a atratividade para novos negócios. O município superou outras candidatas, como Uberaba, que também pleiteava o empreendimento.

O novo empreendimento representa um marco para o futuro da cidade. A expectativa é de que a instalação do data center deverá impulsionar a renda média da população, atrair novas empresas e consolidar Uberlândia como referência nacional em tecnologia e inovação.

(Com informações de Diário do Comércio)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC)