Estudo mostra avanço dos investimentos em soluções de nuvem e aponta que a tecnologia já é parte do dia a dia da maioria das empresas brasileiras

Computação em nuvem – A computação em nuvem deixou de ser tendência para se consolidar como parte essencial do dia a dia de empresas brasileiras. De acordo com um estudo realizado pela Locaweb com profissionais de diferentes áreas, 86% das companhias — entre lojas, escritórios e agências de comunicação — já recorrem a soluções em cloud computing em suas operações.

O levantamento mostra que o uso da nuvem não apenas se popularizou, mas também ganhou mais espaço nos últimos anos. Para 66% dos entrevistados, suas empresas aumentaram os investimentos nessa tecnologia recentemente, seja para melhorar a gestão de dados, otimizar processos ou garantir maior estabilidade em sites e lojas virtuais. Para 35% dos participantes, a nuvem já é determinante para a performance e a segurança dos negócios.

LEIA: Nos EUA, bichos de pelúcia conversam com crianças com uso de IA

Os dados também revelam que, embora apenas 15% ainda não utilizem a tecnologia de forma ativa, essa minoria esbarra em obstáculos que vão desde a falta de recursos até a ausência de equipes especializadas para implementação. Entre os desafios apontados, estão os custos considerados altos e as dúvidas sobre segurança (33%), além da carência de orientações práticas por parte dos provedores (29%) e da falta de tempo ou pessoal capacitado (21%).

Apesar dessas barreiras, a percepção geral é de que o uso da nuvem deve se intensificar. Segundo o estudo, 67% dos profissionais acreditam que, no futuro, todas as áreas de uma organização passarão por processos baseados em cloud — visão compartilhada por 76% dos líderes e donos de empresas entrevistados.

Outro ponto destacado é o impacto direto no mercado de trabalho. Para 71% dos tomadores de decisão, habilidades relacionadas à computação em nuvem serão um diferencial competitivo nos próximos anos, elevando as chances de valorização profissional.

Mais da metade dos entrevistados (51%) avalia que a expertise em cloud aumentará a relevância dos colaboradores nas empresas, enquanto 52% acreditam que essa qualificação os tornará mais preparados para o futuro do trabalho.

A pesquisa ouviu 500 profissionais de todas as regiões do país, incluindo donos de empresas (11,2%), líderes (21,6%), especialistas em tecnologia (21,8%), freelancers (13%) e trabalhadores de outras áreas (15,2%). O estudo apresenta margem de erro de 3,3 pontos percentuais e índice de confiabilidade de 95%.

(Com informações de TI Inside)
(Foto: Reprodução/Freepik)