Cerca de 78,3 milhões de residências receberão o desconto, mas o valor do bônus varia de acordo com o consumo de energia de cada cliente

Desconto na conta de luz – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a distribuição de um bônus de 1,3 bilhão destinado a aliviar as tarifas de energia elétrica no Brasil. O valor, proveniente do saldo positivo da conta de Itaipu, será transferido diretamente para os consumidores, reduzindo os custos nas contas de luz.

O benefício será direcionado a consumidores residenciais e rurais que registraram consumo inferior a 350 kWh em pelo menos um mês de 2023. Segundo a Aneel, cerca de 78,3 milhões de residências receberão o desconto, mas o valor do bônus varia de acordo com o consumo de energia de cada cliente no ano passado.

LEIA: Aprenda a controlar a raiva em novo curso do Sindplay

O desconto será de R$ 0,01 por kWh consumido. Considerando a média nacional de 119 kWh, o benefício médio será de R$ 16,66 por cliente, com o crédito sendo aplicado na fatura de janeiro de 2025.

Normalmente o repasse é divulgado até junho, no entanto, neste ano foi adiado a pedido do Ministério Minas e Energia, que considerou utilizar os recursos para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, que ocorreram em abril e maio desse ano.

Além de aliviar as contas de luz, o bônus deve influenciar de forma positiva também o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), principal indicador da inflação.

(Com informações de Olhar Digital)
(Foto: Reprodução)