Colaboração garante infraestrutura para o processamento da nova Reforma Tributária de consumo, com capacidade 150 vezes maior que o sistema do PIX

Huawei – O presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Alexandre Amorim, destacou o papel estratégico da estatal na transformação digital do governo brasileiro e a importância da parceria com a Huawei para consolidar a Nuvem de Governo, infraestrutura que sustentará o processamento da nova Reforma Tributária de consumo. As declarações foram dadas na terça-feira (4), durante o evento Huawei Cloud Summit Brasil 2025, em São Paulo.

Segundo Amorim, o Serpro é hoje o coração tecnológico da administração pública federal. “O Serpro desenvolve soluções essenciais como o sistema do Imposto de Renda, a Carteira de Identidade Nacional e os processos de exportação e importação, entre muitos outros. São mais de 1.300 soluções em operação, que dão suporte a praticamente todas as áreas do governo”, afirmou.

LEIA: Incentivos fiscais favorecem investimentos em data centers no Brasil

A empresa conta com cerca de 8 mil funcionários, sendo 2,5 mil desenvolvedores e 2 mil profissionais de operações, responsáveis por garantir o funcionamento ininterrupto de sistemas críticos. Com 26,3 terabytes de armazenamento, o Serpro processa bilhões de transações por ano, sustentando serviços estruturantes como o GOV.BR, que já reúne mais de 170 milhões de usuários.

Com a implantação da Nuvem de Governo, liderada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o Brasil passa a contar com uma infraestrutura 100% soberana e privada, a primeira desse tipo na América Latina.

“Essa nuvem garante a soberania digital e operacional do país, assegurando que os dados dos cidadãos brasileiros permaneçam em território nacional e sem risco de interferência externa”, enfatizou Amorim.

A implementação foi viabilizada pela parceria com a Huawei, que forneceu equipamentos e capacitou equipes brasileiras. “Foram 50 toneladas de equipamentos instalados em nosso centro de dados em Brasília, acompanhadas de transferência de conhecimento e capacidade operacional para nossos profissionais”, explicou o presidente.

Ele destacou ainda que a colaboração não representa dependência tecnológica, mas sim o fortalecimento da indústria nacional, com tecnologia de ponta aplicada por empresas e técnicos brasileiros.

Entre os principais projetos hospedados nessa nova infraestrutura está o da Reforma Tributária de consumo, que promete revolucionar o sistema de arrecadação e devolução de tributos no país. “A operação da Reforma Tributária processará 150 vezes mais dados que o PIX, com transações em tempo real envolvendo notas fiscais e cashback automático”, revelou Amorim.

A solução foi desenvolvida em conjunto com a Receita Federal, unindo tecnologia avançada e engenharia nacional. “É uma arquitetura 100% brasileira, apoiada por tecnologia Huawei, que garante eficiência, escalabilidade e segurança”, reforçou o presidente do Serpro.

Com essa estrutura, o Serpro consolida seu papel como pilar da soberania digital do Estado brasileiro, oferecendo uma base robusta, segura e escalável para sustentar a digitalização do governo e os desafios tecnológicos da próxima década. “Estamos construindo a base do Brasil digital, com autonomia tecnológica e proteção dos dados de todos os cidadãos”, concluiu Amorim.

(Com informações de TI Inside)
(Foto: Reprodução/Agência Gov)