Objetivo é chegar a 115 mil servidores capacitados em ferramentas de IA até o fim de 2026
Servidores federais – O governo federal já formou 28 mil servidores públicos em temas relacionados à inteligência artificial (IA) e pretende ampliar esse número para 115 mil até o final de 2026. A iniciativa faz parte da Rede Amplia, programa coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com o Serpro.
O Serpro é responsável pela trilha voltada a gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), área estratégica para o avanço da digitalização do Estado. A formação contribui diretamente para a implementação da Estratégia Federal de Governo Digital e do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA).
LEIA: Cerca de 65% dos jovens até 17 anos já usam IA no Brasil
“Precisamos que todos os servidores compreendam o uso da inteligência artificial e saibam aplicá-la para aumentar a produtividade e o valor público entregue ao cidadão”, disse a coordenadora-geral de Fomento à IA Responsável do MGI, Thaciana Cerqueira.
Dentro da estrutura da Rede Amplia, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) é responsável pela capacitação de altas lideranças, o MGI coordena as formações voltadas à gestão pública e à área de dados, e o Serpro conduz a trilha técnica de gestores de TIC – profissionais encarregados de definir arquitetura, infraestrutura e contratações de soluções em IA.
As formações são planejadas de acordo com os níveis operacional, tático e estratégico, com foco em desenvolver competências técnicas, analíticas e éticas em toda a administração pública. Além disso, o MGI e o Serpro discutem a inclusão dessas habilidades no Plano Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), incentivando que cada órgão público incorpore a formação em IA aos seus próprios planos de capacitação.
(Com informações de Convergência Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/pch.vector)