Municípios atinge nível máximo de maturidade em cidades inteligentes e reforça papel de referência em Minas Gerais
Uberlândia – Uberlândia alcançou um novo patamar em sua trajetória de inovação e desenvolvimento urbano. A cidade acaba de ser reconhecida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação como a mais inteligente entre os municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
A cidade atingiu o nível 5 de maturidade no Programa Cidades do Futuro — a classificação mais elevada na escala de avaliação. De acordo com a plataforma Inteli.gente, Uberlândia é a maior cidade a participar do programa e a primeira da região a atingir esse grau de desenvolvimento, que considera avanços econômicos, socioculturais e institucionais.
LEIA: Conexão gratuita no celular reacende disputa entre EUA e China
Além de alcançar novos indicadores em governança digital, a cidade sediou em 2025 um dos principais encontros nacionais sobre cidades inteligentes, reforçando seu protagonismo regional no tema.
Com esse conjunto de ações, Uberlândia avança não apenas como referência no Triângulo Mineiro, mas como exemplo de cidade que alia tecnologia e desenvolvimento sustentável.
1º data center de Minas Gerais
Na esteira dos avanços em tecnologia, Uberlândia acaba de entrar no mapa global da tecnologia. A cidade terá o primeiro data center de Inteligência Artificial de Minas Gerais , com investimento inicial previsto de R$ 6 bilhões da RT-One.
O projeto foi anunciado no início deste mês e promete impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico da cidade, com a geração estimada de dois mil empregos permanentes nos três primeiros anos de funcionamento, além de centenas de vagas temporárias durante a fase de construção.
O empreendimento será instalado em um parque tecnológico com cerca de 245 mil metros quadrados de área construída. A infraestrutura adotará o modelo modular e contará, inicialmente, com 100 megawatts (MW) de energia contratada, podendo chegar a 400 MW – número que o coloca entre os maiores centros de dados da América Latina.
A escolha de Uberlândia se deu por uma combinação de fatores estratégicos, como a qualidade da infraestrutura energética e hídrica, a presença de profissionais qualificados, o ambiente de inovação já consolidado na cidade e a atratividade para novos negócios. O município superou outras candidatas, como Uberaba, que também pleiteava o empreendimento.
O novo empreendimento representa um marco para o futuro da cidade. A expectativa é de que a instalação do data center deverá impulsionar a renda média da população, atrair novas empresas e consolidar Uberlândia como referência nacional em tecnologia e inovação.
(Com informações públicas)
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Uberlândia)